Pesquisar notícia
sábado,
20 abr 2024
PUB
Concelhos

Abrantes: Autarquia leva Jogos Tradicionais às freguesias do concelho

2/02/2017 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Os jogos tradicionais vão percorrer as 13 freguesias do concelho de Abrantes, ao longo do ano de 2017.

A freguesia do Carvalhal será a primeira a receber a iniciativa, este sábado, dia 4 de fevereiro, entre as 10 e as 13h00, no campo de jogos.

O projeto é da Câmara Municipal de Abrantes que disponibiliza um kit com 10 jogos (malha de madeira; andas verticais; burro; pião; macaca; enrola; corrida de sacos; badalada; tração à corda; Compostela) e o apoio técnico dos seus colaboradores. As Juntas de Freguesia, que acolheram o desafio da autarquia em sede do Fórum das Freguesias, ficarão responsáveis pela organização dos jogos nos seus territórios, pode ler-se na nota de imprensa do Município.

A iniciativa teve origem no projeto de valorização territorial intermunicipal «Olimpíadas do Médio Tejo» organizado em 2016 pela CIMT – Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, em parceria com várias entidades, entre as quais a Federação Portuguesa dos Jogos Tradicionais e o Instituto Português do Desporto e Juventude. A iniciativa foi desenvolvida com a realização de um conjunto de etapas concelhias e de uma prova intermunicipal de Jogos Tradicionais, possibilitando a formação de monitores entre os colaboradores das autarquias.