Pesquisar notícia
quinta,
28 mar 2024
PUB
Abrantes

Abrantes: Arquivo Municipal restaura documentos originais com mais de 400 anos

10/06/2021 às 18:56
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
Livro recuperado

A Câmara Municipal de Abrantes, “numa aposta na salvaguarda e na difusão de informação histórica”, concluiu recentemente o trabalho de preservação, conservação e restauro de documentos originais, tidos como preciosos, onde se incluem o livro nº 1, registo da correspondência recebida (1591-1603), róis de bens, tombos, inventários e testamentos.

Para este trabalho foi contratada mão-de-obra especializada e utilizados materiais e técnicas que cumprem os códigos deontológicos da área da conservação e restauro, obedecendo ao princípio do respeito pela obra de arte, pela durabilidade e reversibilidade e pela sua compatibilidade com os materiais constituintes da obra.

Com esta intervenção vai ser possível a consulta presencial destas fontes de informação por parte de investigadores, bem como a sua consulta virtual, uma vez que se encontram em formato digital e que, após o devido tratamento técnico, irão ser disponibilizados a partir do repositório digital do Município cujo desenvolvimento se encontra na sua fase final. O Município de Abrantes está “a apostar fortemente na digitalização, não só dos documentos, como também ao nível da disponibilização de serviços a todos os munícipes como forma de os aproximar mais à autarquia”.

Espaço de cultura e também de investigação, o Arquivo Municipal de Abrantes desempenha um papel fundamental na construção da memória coletiva e está empenhado em continuar o trabalho de preservação, conservação e restauro de documentos originais de forma a facilitar a sua compreensão, bem como o seu aspeto estético, histórico e a sua integridade física. Por outro lado, o Arquivo continua o trabalho de digitalização em massa da documentação mais solicitada, como é o caso dos processos de obras particulares, sendo uma das etapas-chave para servir de forma mais célere os serviços internos e os munícipes.

Esta quarta-feira, dia 9 de junho, celebrou-se o Dia Internacional dos Arquivos. O Arquivo Municipal de Abrantes, que tem cada vez mais importância na salvaguarda e difusão da informação histórica, pode ser visitado de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30.

Fotos: Município de Abrantes