Pesquisar notícia
segunda,
20 set 2021
PUB
Concelhos

Abrantes: Ana Margarida de Carvalho apresenta “Não se pode morar nos olhos de um gato”

22/02/2017 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A romancista e jornalista Ana Margarida de Carvalho vai estar em Abrantes amanhã, dia 23 de fevereiro, para apresentar o livro “Não se pode morar nos olhos de um gato” que acaba de vencer o Prémio Literário Manuel de Boaventura 2017 (Município de Esposende) e está nomeado para o Prémio Autores 2017, na categoria de Literatura - Melhor Livro de Ficção, pela SPA – Sociedade Portuguesa de Autores.

A apresentação está marcada para as 21h30, na Biblioteca Municipal António Botto. A entrada é livre e a apresentação inicial vai estar a cargo da jornalista de Abrantes, Margarida Serôdio.

Trata-se de um romance ficcionado - o título recupera um verso de Alexandre O'Neill (Crítica de Eduardo Pitta, revista Sábado) - sobre a condição humana. Começa com o relato de um naufrágio ocorrido nos finais do século XIX, já depois da abolição da escravatura, ao largo do Brasil. A narrativa segue depois abordando o acesso a bens essenciais escassos e as relações entre os sobreviventes.

Ana Margarida de Carvalho é licenciada em Direito mas foi no Jornalismo que fez carreira, assinando reportagens que lhe valeram prestigiados prémios do jornalismo português, entre os quais o Prémio Gazeta Revelação do Clube de Jornalistas de Lisboa, do Clube de Jornalistas do Porto ou da Casa de Imprensa.

Integrou a redação da SIC e publicou artigos na revista Ler, no Jornal de Letras, na Marie Claire e na Visão, onde foi até há relativamente pouco tempo Grande Repórter.

O seu primeiro romance “Que Importa a Fúria do Mar” venceu por unanimidade o Grande Prémio de Romance e Novela, atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores em 2013. Tem sido considerada pela crítica como uma das melhores autoras da ficção portuguesa contemporânea.