Pesquisar notícia
sábado,
18 set 2021
PUB
Concelhos

Abrantes: Açude Insuflável vai ser alvo de intervenção

23/08/2017 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Maria do Céu Albuquerque, presidente da Câmara Municipal, disse esta terça-feira, que o Município vai voltar a intervir no açude insuflável de Abrantes.

A autarca abrantina anunciou um investimento de cerca de 40.300 euros, adjudicado à empresa TPF – Planege Cenor – Consultores de Engenharia e Gestão S.A, que vai levar por diante a intervenção no equipamento.

“Como todos sabem, nós temos uma comporta com problemas, nomeadamente, decorrentes de atos de vandalismo. Contratámos um perito que vai acompanhar todo o processo desde a colocação de uma ensecadeira, à elaboração do projeto, à intervenção e até depois, à manutenção e relatório final desta infraestrutura”, referiu a presidente.

“Não estivemos parados este tempo, estivemos a criar as melhores condições para poder intervir naquele equipamento”, aludiu.

Na reunião de câmara, a autarca explicou as três fases da intervenção prevista. Segundo Maria do Céu Albuquerque, numa primeira fase, será elaborado um“projeto de execução do aterro do acesso ao vão 3 e a colocação de ensecadeiras no mesmo”.

De seguida, será garantida uma “assistência técnica, no decorrer da empreitada de execução do aterro do acesso ao vão 3 e da colocação de ensecadeiras”. Por último, a fase três prevê um trabalho de “assessoria na negociação das novas atividades de vistoria, de diagnóstico e de reparação do açude, com a empresa que tem feito a monitorização do comportamento das comportas do açude; O acompanhamento das atividades de vistoria, de diagnóstico e de reparação a realizar nas comportas do açude; A análise dos documentos produzidos e a produzir pela empresa que tem feito a monitorização do comportamento das comportas; a participação no diagnóstico a realizar às comportas e o aconselhamento sobre as soluções técnicas a adotar, na sequência do diagnóstico obtido”, enumerou a autarca.

Recorde-se que a Câmara Municipal anunciou, no passado mês de julho de 2016, que o açude de Abrantes foi alvo de um ato de vandalismo numa das comportas do equipamento.

Notícia relacionada:

http://www.antenalivre.pt/noticias/acude-de-abrantes-sofreu-ato-de-vandalismo-o-que-tem-impossibilitado-a-sua-insuflacao