Pesquisar notícia
quinta,
25 abr 2024
PUB
Concelhos

25 de Abril evocado pela região

23/04/2019 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Abrantes:

Os 45 anos do 25 de Abril de 1974 vão ser assinalados em Abrantes com um conjunto de atividades a realizar em diversos pontos do concelho, numa organização da Assembleia e da Câmara Municipal.

No dia 25, em Mouriscas, realiza-se a cerimónia evocativa da data, durante a sessão extraordinária da Assembleia Municipal, num momento de intervenção política pelos presidentes da Assembleia, da Câmara Municipal e dos representantes de cada força política representada na Assembleia Municipal. A cerimónia realiza-se a partir das 11h30, nas instalações da Escola EB1 de Mouriscas (saída/entrada A23, junto à rotunda da Nacional 358), na Rua Professor Ferreira.

Também da parte da manhã, às 10h00, na Cidade Desportiva, realiza-se o XX Grande Prémio de Atletismo, organizado pela União de Freguesias de Abrantes e Alferrarede e pela Câmara Municipal.

O dia será também marcado pela transmissão, a partir do Centro Histórico de Abrantes, do programa da TVI, “Somos Portugal”, entre as 14h00 e as 20h00.

As comemorações encerram com um concerto pela banda UHF, no polidesportivo de S. Facundo, às 21h30, com entrada livre. A mítica banda de rock apresentará temas do álbum de tributo a Zeca Afonso, “A Herança do Andarilho”.

 

CDU organiza tradicional almoço

Há semelhança dos anos anteriores, a CDU assinala o 25 de Abril com um almoço comemorativo, que este ano conta com a presença de Carlos Gonçalves, membro do Comité Central do PCP.

A iniciativa realiza-se num espaço de restauração no Pego, às 13h00.

 

Mação:

Para além dos tradicionais Passeios da Liberdade que marcam e assinalam, em Mação, o 25 de Abril, o recém criado Grupo Coral da Sociedade Filarmónica U. Maçaense fará duas apresentações públicas que pretendem assinalar também a data.

Assim, o Grupo Coral irá atuar às 15h00, no Largo dos Combatentes e, uma hora depois, às 16h00, fará a sessão de abertura do "À Conversa Com..." no Auditório do CC Elvino Pereira.

Este mês o "À Conversa com..." decorre excecionalmente a uma quinta-feira de tarde. No dia 25 de Abril, às 16h00, Mação recebe o Coronel António Garcia Correiapara uma conversa sobre "A Guerra Colonial e o 25 de abril", no Auditório do CC Elvino Pereira.

Em nota de imprensa, refere a Câmara Municipal que a conversa abordará as suas comissões em Moçambique (1966/67) e Angola (1970/71;1972/73), as movimentações de desagrado dos Capitães do Quadro Permanente face ao Decreto- Lei 353/73 relativo às carreiras dos Oficiais do Exército, a origem do “Movimento dos Capitães” e a génese do 25 de Abril de 1974, entre outras questões. 

 

Sardoal:

O Município de Sardoal assinala o Dia da Liberdade com um conjunto de atividades desportivas e culturais, no dia 25 de abril.

A Cerimónia do Hastear das Bandeiras decorre pelas 10h00, no edifício dos Paços do Concelho, com Guarda de Honra prestada pela Filarmónica União Sardoalense e pelos Bombeiros Municipais.

Pelas 10h30 terá lugar na Biblioteca Municipal a inauguração da Exposição “BD´s de Abril”, cedida pela Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, da Amadora, e que integra trabalhos de banda desenhada da autoria de diversos autores portugueses e estrangeiros. Ainda no período da manhã, pelas 10h45, decorrerá uma visita guiada pelo centro histórico da Vila, acompanhada pelos alunos da Universidade Sénior de Sardoal que entoarão cânticos alusivos ao 25 de Abril.

As tradicionais Corridas da Liberdade terão lugar, pelas 11h00, na Praça da República. Informa a Câmara Municipal que as provas, com diferentes distâncias, destinam-se a vários escalões etários, nas categorias masculinas e femininas.

No período da tarde, pelas 16h00, o Centro Cultural Gil Vicente acolhe o espetáculo “Cantar Abril”, pelo GETAS e Universidade Sénior de Sardoal.

As iniciativas são organizadas pelo Município de Sardoal, com o apoio das Juntas de Freguesia do Concelho, da Filarmónica União Sardoalense, do GETAS – Centro Cultural e da Universidade Sénior.

Constância:

Um espetáculo de música e poesia denominado Tributo ao 25 de Abril e uma Sessão Solene Evocativa do 45º aniversário do 25 de Abril são os dois momentos comemorativos da data em Constância, organizados pela Câmara e Assembleia Municipal de Constância.

O espetáculo Tributo ao 25 de Abril, pelo Qu4rteto Tradicional 25 de Abril terá lugar no dia 24 de abril, no Cineteatro Municipal, às 21h45. Informa o Município que o projeto Tributo ao 25 de Abril, é constituído por uma banda de músicos profissionais (Voz, flautas, violino, guitarra, percussões/bateria, teclas) e integra ainda alguns momentos de declamação de poesia que vão fazendo a ponte de ligação entre as canções.

No que concerne à Sessão Solene Evocativa do 45º aniversário do 25 de Abril, decorrerá no Salão Nobre da Câmara Municipal, a partir das 11h00, do dia 25 de abril.

Nas três freguesias do concelho, decorrerão outras atividade promovidas pelas Juntas de Freguesia de Constância, Montalvo e Santa Margarida da Coutada.

 

Vila de Rei:

A Rede de Bibliotecas de Vila de Rei juntou-se às celebrações da Revolução de abril, com o lançamento da Exposição Documental “25 de abril”, que está patente na Biblioteca Municipal José Cardoso Pires, até dia 30 de abril.

hall da Biblioteca Municipal está a receber uma exposição que retrata a história do processo revolucionário do dia 25 de abril de 1974, os protagonistas, o movimento popular, a sociedade e a cultura da época e a sua progressão até aos dias de hoje.

A exposição está disponível na Biblioteca Municipal José Cardoso Pires de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 18h30, e aos sábados, das 15h00 às 18h00.

 

VN da Barquinha

A Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha promove um conjunto de atividades, com entrada livre, no dia 25 de Abril:

09h | Largo 1.º de Dezembro

Hastear da Bandeira acompanhado pela Banda de Música dos Bombeiros de Vila Nova da Barquinha

 

09h15 | Largo 1.º de Dezembro

Poesia alusiva ao 25 de Abril, Agrupamento Escolas de V. N. da Barquinha 

 

09h30 | Parque Ribeirinho

Corrida da Liberdade (atletismo - concentração no parque de merendas)

 

15h | Tanque Principal Parque Ribeirinho

Campeonato Particular de Slalom – Clube Náutico Barquinhense

 

15h-18h | Parque Ribeirinho

Torneio de futebol – Escola Municipal de Futebol

 

14h45 | Parque Ribeirinho

Arruada pelo Grupo Arregaita

 

15h00 | Centro Cultural

Grupo Arregaita – Canções de Abril

 

16h00 | Centro Cultural

Grupo Barquinha Saudosa

 

17h00 | Parque Ribeirinho

Grupo de Gaita de Foles

 

17h00 | Concentração junto ao Centro Cultural

Caminhada Cultural – APEE D. Maria II

 

18h00 | Espaço Memória Payo de Pelle (Antiga Esc. Primária Praia Ribatejo)

Inauguração da Exposição de Fotografia de Arlindo Homem «Futebol, Fátima, Fado e... Facebook»

 

Dia Aberto no Centro Integrado de Educação em Ciências

 

Dia Aberto no Centro de Interpretação Templário Almourol

 

27 ABR (sábado)

17h00 | Concerto Grupo Coral de Tancos: Igreja Matriz de V. N. Barquinha