Pesquisar notícia
sexta,
29 mar 2024
PUB
1

GALA ANTENA LIVRE E JORNAL DE ABRANTES HOMENAGEOU A REGIÃO E O PAÍS

22/04/2018 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Adelino Gomes, comandante dos Bombeiros Voluntários de Constância, falou em nome das 6 cooperações homenageadas

Comecemos pelo fim: foi uma Gala muito bonita numa noite fantástica! Assim mesmo e estaria tudo dito! Mas queremos saber mais, não é?!!! Pois contamos-lhe tudo!

A XIII Gala Antena Livre e Jornal de Abrantes decorreu este sábado, 21 de abril de 2018 e salda-se naquele que é o seu objetivo maior: reconhecer e homenagear, todos os anos, o que de melhor se faz no país e na nossa região. As palavras que marcaram a noite foram, sem dúvida, paixão, curiosidade, sonho, solidariedade e humanismo.

O Auditório do cinquentenário e renovado Liceu de Abrantes acolheu a XIII Gala Antena Livre e Jornal de Abrantes. Casa cheia numa noite de emoções fortes.

Ali, como em 89,7, tudo começou com a Edição da Manhã conduzida por Paulo Delgado e Patrícia Seixas. Sim, percebeu bem, Edição da Manhã. Mas os apresentadores, que nos guiaram em voz off deram um salto mágico até à noite e deu-se início à Gala que foi conduzida em palco por Alexandra Pimentel, Miguel Pequeno e Joana Margarida Carvalho.

Patrícia Seixas, Miguel Pequeno, Joana Margarida Carvalho, Paulo Delgado e Alexandra Pimentel

Foram 10 os homenageados da noite nas áreas de Cultura, Inovação, Desporto, Educação, Empresa, Música Regional, Música Nacional, Jornalismo, Personalidade Carreira e Responsabilidade Social.

O primeiro galardão da noite foi para o Agrupamento de Escolas N.º 2 de Abrantes com grande destaque para os 50 anos da Escola Dr. Manuel Fernandes que se comemoram este ano. O conhecido Liceu de Abrantes começou por ser o Liceu Nacional de Abrantes, foi depois Escola nº 2 de Abrantes e, posteriormente, Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes. Hoje em dia é a escola Sede do Agrupamento de Escolas nº 2 de Abrantes. O Diretor do Agrupamento, Alcino Hermínio e o Professor Mário Pissarra, que coordena a Comissão organizadora dos 50 aos do Liceu de Abrantes receberam o galardão Educação, destacando a missão da escola que será sempre "formar pessoas”!

De seguida, o Galardão Cultura que foi para o projeto Artejo. Artejo é um projeto artístico promovido pelo Município de Vila Nova da Barquinha com a Fundação EDP, através do programa Arte Pública. O Artejo traz a Vila Nova da Barquinha 10 intervenções artísticas distribuídas pelas 4 freguesias procurando democratizar o acesso à arte e envolver a população com a cultura. Nas palavras do Presidente do Município de V.N da Barquinha, Fernando Freire, quando recebeu o galardão "a cultura torna as pessoas mais felizes"!

O prémio Empresa foi para a Zona B, de Nuno Madeiras e Pedro Oliveira, que comemora já 20 anos ao serviço da música na região. Nuno Madeiras referiu “a vontade de continuar este percurso por, pelo menos, mais 20 anos”!

Na área Inovação o galardão foi, este ano, para a BaseCer, Artesanato de Portugal made in Tramagal, de Nuno Grácio. Esta inovadora empresa dedica-se ao azulejo, à cerâmica, impressões têxteis, gravação em laser e chega a todo o país com os seus produtos inovadores sendo que, nas palavras de Nuno Grácio, “estar em Tramagal, Abrantes, centro do país, poderia ser limitador, mas tornou-se uma mais valia pois daqui chegamos a clientes desde Valença e a Albufeira, não estamos limitados a uma só zona”.

O galardão Desporto foi entregue à Associação Desportiva de Mação (ADM). Este galardão marca uma área que mexe muito com o país e com as pessoas tendo sido referido que este galardão é sinónimo de conquista e tormenta, futebol, paixão e massa associativa. João Espírito Santo, presidente da Direção da ADM, recebeu o prémio e sublinhou exatamente isso, “o esforço da direção, a entrega e paixão dos jogadores e o importante apoio dos maçaenses a quem se dedicam as vitórias da ADM com a certeza de que estamos, também, a dar ânimo e alegria aos maçaenses depois de tudo o que vivemos no verão passado”. A Associação Desportiva de Mação, que comemora 40 anos em novembro deste ano, é a atual detentora da Taça do Ribatejo, que irá disputar novamente dia 13 de maio, venceu a Supertaça Dr. Alves Vieira e, já este ano, alcançou o 1.º lugar do Campeonato Distrital da 1.ª Divisão da AF Santarém.

Do Desporto passou-se à Música Regional tendo o galardão sido entregue ao grupo Hyubris, de Tramagal. No ano em que comemoram 15 anos e preparam novo trabalho e novos concertos, os Hyubris agradeceram a distinção lembrando que a sua apresentação pública se deu, exatamente, numa Gala Antena Livre. Filipa Mota referiu que “é um prazer estarmos há 15 anos a fazer, com o coração, aquilo que mais gostamos, música, e este reconhecimento dá-nos mais força”. Os Hyubris têm um EP e dois álbuns gravados.

Porque sete é o número mágico o sétimo galardão da noite foi o Personalidade Carreira e destacou o trabalho de um homem que tem marcado de forma muito distinta e séria a região. O Cónego José da Graça recebeu o prémio Personalidade Carreira pelo seu trabalho inequívoco dedicado às pessoas.

Cónego José da Graça

Com trabalho social afirmado e consagrado em várias áreas, o Cónego José da Graça referiu agradecer, mas não merecer pois faz apenas o que deve, sublinhando gostar de “trabalhar para os outros e se ser padre não é isso, então não quero ser padre”. Referiu ainda que “o meu mal é sonhar, eu dou por mim a sonhar e já não quero. Ainda hoje disse para mim, pára! Mas não sei se vou parar!” São 50 anos de vida dedicada à Igreja e, acima de tudo, ao Social, às pessoas e às suas dificuldades. Uma distinção muito merecida e aplaudida de pé!

O prémio Jornalismo foi entregue a uma cara bem conhecida da TVI cujo trabalho se destaca pela investigação e denúncia. A jornalista Ana Leal veio a Abrantes receber este galardão, homenagem séria a uma Jornalista que traz as verdades como elas são até nossas casas. Ana Leal referiu sentir uma honra dupla pela distinção pois, além do reconhecimento do seu trabalho, trata-se da Gala de uma rádio local sendo que a sua carreira começou, há 30 anos, numa rádio local.

A jornalista da TVI referiu sentir uma honra pela distinção

Ana Leal referiu que “o meu papel é denunciar o que não está bem e, enquanto me deixarem, vou fazê-lo. Quando não me deixarem, também vou dizer porquê”, afirmou, crente num jornalismo de investigação e denúncia daquilo que não dignifica e só prejudica o nosso país!

No panorama Música Nacional, o galardoado foi o incontornável Tozé Brito. O génio, o compositor, o músico que ao longo dos últimos 50 anos escreveu grande parte dos êxitos nacionais, foi ao palco receber o Galardão e referiu que a distinção tem um gosto particular pois “das coisas mais gratificantes na vida é fazermos o que gostamos”. O músico, que aos 15 anos decidiu fazer da música a sua vida “contra tudo e contra todos”, citou Einstein, para quem o segredo era manter “curiosidade e paixão” o que mantém e o tem guiado nos últimos 50 anos. Tozé Brito tem disco novo “A Memória do Amor” e preside atualmente a SPA – Sociedade Portuguesa de Autores.

O momento final da noite foi muito especial e coroou-se de emoção. Os 3 apresentadores subiram ao palco por não ser tarefa fácil anunciar o galardão Responsabilidade Social que reconheceu o trabalho e a dedicação de 6 Corporações de Bombeiros da região.

Subiram ao palco os Presidentes de Câmara e os Comandantes dos Bombeiros de Abrantes, Mação, Sardoal, Vila de Rei, Vila Nova da Barquinha e Constância. O galardão foi entregue por Jaime Marta Soares que, em Abrantes, referiu o trabalho dos bombeiros de Portugal que “fazem muito bem aquilo que têm que fazer e fazem diariamente". Marta Soares referiu que “os Bombeiros são homens e mulheres iguais aos outros, mas nas vidas de quem farda estão sempre a solidariedade e o humanismo, é isso que os distingue!”. A ovação da sala fez-se de pé e a emoção ao lembrar os incêndios que varreram a região em 2017 foi geral.

O reconhecimento do trabalho dos nossos Bombeiros encerrou a noite e um capítulo menos feliz da região. Olhos postos no futuro e na esperança de novos e melhores desafios, mais e felizes dias e, acima de tudo, votos de boas notícias que nos chegarão sempre, prontamente, pela Antena Livre e pelo Jornal de Abrantes.

Na sala, em 89.7 ou pelo site antenalivre.pt, quem acompanhou a XIII Gala Antena Livre, contou ainda com excelentes momentos musicais. A Música foi brilhantemente assegurada pela banda em palco The Joe’s, por Pedro Vaz, pelos Hyubris e por Tozé Brito que se fez acompanhar pelo seu produtor, genro e companheiro Pedro Vaz.

Se no passado ano o administrador da Media On Comunicação Social referiu que a Gala é uma aposta a continuar pela qualidade comprovada e pelas pessoas que merecem ser distinguidas por fazer a diferença, a noite de 21 de abril de 2018 comprovou isso mesmo. Abrantes e a região merecem esta Gala, uma noite de reconhecimento e distinção daquilo que vale e é capaz o interior no nosso país!

Que se comece, então, a preparar a XIV Gala Antena Livre e Jornal de Abrantes! Vamos, todos, ser Felizes!

 

Vera Dias António

Enviada (a uma noite muito) Especial