Pesquisar notícia
terça,
16 abr 2024
PUB
Política

Vila de Rei: Contas de 2017 aprovadas por maioria. Vereador da oposição abstêm-se (ATUALIZADA)

23/04/2018 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O executivo de Vila de Rei, aprovou, por maioria, com a abstenção do vereador eleito pelo PS, o relatório de Prestação de Contas da Câmara Municipal. A reunião de Câmara realizou-se na sexta-feira.

Em declarações à Antena Livre, Ricardo Aires (PSD), presidente da Câmara Municipal, considerou que “a prestação de contas correu bem. O Município de Vila de Rei teve mais investimento”.

O presidente, ao referir-se ao relatório de contas do ano transato, destacou o aumento do investimento de 2016 para 2017, o prazo médio de pagamentos aos fornecedores passou de 31 dias (2016) para 15 dias, e a margem de endividamento de 5 ME.

“A prestação de contas de 2017 é positiva para o Município visto que o nível do endividamento é de quase 5 ME. E caso seja necessário fazermos outras coisas temos esse plafon, que é muito importante para o Município”.

“Em termos de pagamentos a fornecedores, diminuímos de 30 para 15 dias o que também é bom para a nossa economia. Quer dizer que a instituição pública, que é o Município de Vila de Rei, está a pagar a 15 dias aos seus fornecedores”.

“Ao nível de execução, estamos acima do que a lei estipula, que são os 85%”, fez notar o autarca.

O relatório de Prestação de Contas da Câmara Municipal foi aprovado por maioria, com abstenção do vereador de oposição.

Luís Santos (PS) referiu que a sua abstenção se deveu “ao pouco tempo" que teve "para analisar estas matérias”.  Já Ricardo Aires salientou que “tudo foi feito dentro dos prazos legais e como exige a lei”.

O relatório de Prestação de Contas da Câmara Municipal foi esta terça-feira, 24 de abril, submetido à aprovação da Assembleia Municipal.

Hélder Antunes, do PSD, afirmou que as contas espelham "a realidade do Município e o esforço e rigor que tem sido feito".

Já Carlos Dias, do PS, reclamou da extensão do documento e do pouco tempo que teve para análise. No entanto, Fernando Martins, deputado socialista, revelou que a bancada não iria votar contra o documento embora não concorde com alguns termos utilizados.

O Relatório de Prestação de Contas da Câmara Municipal de Vila de Rei foi assim aprovado por maioria. PS absteve-se tanto na Câmara Municipal como em sede de Assembleia.