Pesquisar notícia
quinta,
25 abr 2024
PUB
Política

PSD quer voltar a “Reflorir Abrantes”

23/04/2018 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
Foto DR

Foi aprovada, por unanimidade, na sessão da Assembleia Municipal, a proposta do PSD “Reflorir Abrantes, por uma cidade florida!”

João Salvador Fernandes, líder da bancada social-democrata, apresentou a proposta, que acolheu a unanimidade dos eleitos, tendo recordado que “Abrantes já gozou da enorme honra de ser uma urbe famosa pelas suas flores, principalmente, os crisântemos. E deveu essa glória, em grande parte, ao mestre jardineiro Simão António Vieira e aos seus discípulos”.

“Todos os munícipes já ouviram a menção a Abrantes, Cidade Florida. Contudo, com o passar dos anos, essa tradição estética e cultural, que tanto orgulhava os abrantinos, tem-se vindo a perder, sendo, hoje em dia, mais uma referência histórica do que uma realidade”, considerou o deputado.

“O PSD considera que é preciso recuperar essa tradição e utilizá-la como um fator diferenciador que traga mais desenvolvimento económico, social e cultural ao nosso Município”, salientou.

Na proposta o PSD recomenda “que a Câmara Municipal de Abrantes (CMA) proceda a esforços para descobrir o paradeiro da taça da 1.ª Secção (placas ajardinadas), galardão correspondente ao triunfo do Município na 1.ª Exposição Nacional de Floricultura em 1940” e que a CMA “reforce, no âmbito da sua política cultural, o papel da Abrantes, Cidade Florida, ou seja, recupere os elementos tradicionais associados a esse património cultural e utilize-os para o desenvolvimento social, económico e cultural”.

O PSD considera ainda que a CMA deve estabelecer “uma exposição municipal permanente sobre a nossa Abrantes, Cidade Florida ao longo dos tempos” e que “recolha toda a informação sobre flores tipicamente abrantinas ou intimamente ligadas à sua história e ao seu território”.

Para além do que foi apresentado na proposta, João Salvador Fernandes (na foto) reforçou ideia que “uma aposta maior numa Abrantes, cidade florida pode, efectivamente, ser um avanço económico para o Município, porque será um incentivo e fomentará, com os devidos apoios, os negócios no sector da floricultura e plantas e colocar-nos no mapa dessa indústria em crescimento”.

“Isto até pode permitir que a CMA desenvolva a marca Abrantes, Cidade Florida, apoiando os produtores e vendedores que cumpram determinados requisitos de qualidade, pegando em produtos de excelência, associando-lhes a marca e promovendo os negócios locais e o próprio Município, ou seja, por exemplo, como o Município do Fundão faz com os produtores e vendedores de cerejas”, finalizou.