Pesquisar notícia
sexta,
26 abr 2024
PUB
Política

Abrantes: PSD consegue ver aprovada proposta de nome rua Eurico Heitor Consciência

23/04/2018 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Assembleia Municipal de Abrantes, aprovou por maioria, a proposta do PSD de recomendação para atribuir o nome de Eurico Heitor Consciência a uma rua.

João Salvador Fernandes, líder da bancada do PSD, foi quem apresentou a proposta de recomendação e começou por lembrar que “no passado dia 6 de abril de 2018, esta casa, torpedeando o mais elementar bom senso, chumbou uma proposta de criação de um prémio de cidadania ativa e intervenção cívica em honra do Dr. Eurico Heitor Consciência”.

“Uma decisão que, além de privar esta Assembleia Municipal de um instrumento para prestar homenagem a quem se destaca, enquanto cidadão, no colocar dos interesses comunitários à frente das conveniências pessoais, ofende a memória do ilustre cidadão e douto causídico que era o Dr. Eurico Heitor Consciência”, aludiu.

Assembleia Municipal de Abrantes de sexta-feira

O deputado, eleito pelo PSD, considerou haver uma “hipótese de mitigar este insulto grave do Partido Socialista a um dos seus fundadores locais, conferindo a uma rua o nome de tão insigne figura”.

“E, sim, um insulto perpetrado pelo Partido Socialista, porque quer pelas declarações públicas de voto favorável do BE e da CDU, quer pelas confirmações de voto contra posteriores ao encerramento dos trabalhos em conversa casual, quer pela magnitude da votação, só a maioria dos eleitos socialistas poderia ter vetado – como vetou – a constituição do prémio em causa”, acrescentou João Salvador Fernandes, reportando-se à Assembleia Extraordinária que decorreu no passado dia 6.

Em resposta, Jorge Beirão, eleito pelo PS, disse que nunca foi intenção “ofender fosse quem fosse, e aliás a votação foi secreta”.

“Acontece que é o PS que está em maioria, mas quem é que me diz a mim que por exemplo, o Dr. Manuel dos Santos (PS) com certeza votou a favor”, referiu o deputado socialista, tendo avançado que o PS votava favoravelmente a proposta de recomendação para atribuir o nome de Eurico Heitor Consciência a uma rua.

Por sua vez, Manuel dos Santos reportou-se ao passado e contou que tinha sido “estagiário do Dr. Consciência”, que conheceu “a sua vida,” que o acompanhou e que sabia que aquilo que a Assembleia Municipal estava a fazer era “contra a vontade expressa do Dr. Eurico. O Dr. Eurico quis que a sua morte fosse o mais simples” e ele “o menos divulgado possível”.

“O Dr. Eurico foi uma pessoa que passou por esta cidade, teve intervenção política, teve intervenção cultural, jornalística e em várias discussões até quem não concordava com a sua opinião entusiasmava-se com a discussão (…) Meteu-se na comunidade, colaborou, participou e será reconhecido por muitos anos”, reforçou Manuel dos Santos.

Recorde-se que o PSD propôs a criação do Prémio de Cidadania Ativa e Intervenção Cívica Eurico Heitor Consciência, na Assembleia Municipal extraordinária, do dia 6 de abril. A votação, por voto secreto, contou com 10 votos a favor, 19 contra e 3 abstenções. A proposta foi chumbada.

Na última reunião de Câmara, no dia 13 de abril, Rui Santos, vereador eleito pelo PSD, disse que “em primeira instância, entendemos que deveríamos associar o nome do Dr. Eurico Consciência a um Prémio de Cidadania, que foi o que ele fez ao longo da sua vida. Colocou o seu conhecimento ao serviço da comunidade”, adiantando que “há outras formas de o podermos homenagear”.

 Notícias relacionadas:

http://www.antenalivre.pt/noticias/abrantes-psd-nao-desiste-da-homenagem-e-propoe-nome-de-rua-para-eurico-heitor-consciencia

http://www.antenalivre.pt/noticias/abrantes-assembleia-municipal-chumba-premio-de-cidadania-eurico-heitor-consciencia