Pesquisar notícia
sexta,
26 abr 2024
PUB
Cultura

Grupo de Teatro Palha de Abrantes celebra 20 anos e arranca programação com a peça “Vergonha” – COM SOM

17/01/2018 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Grupo de Teatro Palha de Abrantes celebra este ano 20 anos de existência.

Em declarações à Antena Livre, Helena Bandos, presidente da direção do Grupo, explicou que a programação se vai estender ao longo deste ano, sendo o ponto alto o dia 22 de junho, data do aniversário. No entanto, é já este sábado, dia 20 de janeiro, que as celebrações arrancam.

A convite do Grupo de Teatro Palha de Abrantes, o grupo Colmo, constituído por Marta Rodrigues, José Luiz Moreira e Rita Nazaré, sobem a palco com a peça “Vergonha”. O espetáculo agendado para as 21h30, no cine teatro São Pedro, retrata o tema da violência física e psicológica contra a mulher, idosos e deficientes.

Inspirado em depoimentos e histórias reais de vitimas de violência, o espetáculo procura ser um alerta para o tema. “O Grupo Colmo surge na sequência de um convite que nos foi lançado pelo Rotary Club de Abrantes para abordarmos o flagelo da violência (...) Os três elementos, que fazem parte do Grupo de Teatro da Palha de Abrantes, pegaram em textos reais e fizemos a adaptação”, explicou à Antena Livre, Rita Nazaré.

“Somos elementos do Grupo Palha de Abrantes, mas somos independentes do grupo. Construímos o espetáculo e elaborámos o trabalho”, acrescentou.

Questionada sobre o tema da peça de teatro, Rita Nazaré referiu que as pessoas continuam “com medo de falar”, quando sofrem ou tomam conhecimento de episódios de violência física e psicológica. “As pessoas não falam e veem o que se passa. E começamos pela pessoa que sofre de violência doméstica que habitualmente também não fala, porque tem medo”, referiu a responsável.

Rita Nazaré alertou para o facto de ser um espetáculo que “choca, para que as pessoas se sintam chocadas e que a partir de agora não se calem”.

“É um espetáculo para maiores de 16 anos, porque são de facto momentos muito fortes”, fez notar a responsável, reforçando a ideia que o teatro também serve “para mostrar factos reais” e para “acordar as pessoas para determinados problemas”.Com sonoplastia, iluminação e video-mapping de Mauro Moura, o espetáculo "Vergonha" tem a duração aproximada de 1h30 e conta com o apoio da Camara Municipal de Abrantes, do Rotary Club de Abrantes e da AMS.

O custo de entrada é de dois euros.

Notícia relacionada:

http://www.antenalivre.pt/noticias/abrantes-peca-de-teatro-a-vergonha-promove-sensibilizacao-para-o-drama-da-violencia

 

Helena Bandos e Rita Nazaré passaram no estúdio da Antena Livre explicaram a programação evocativa dos 20 anos de existência do grupo de teatro e falaram da peça “Vergonha”: