Pesquisar notícia
quinta,
25 abr 2024
PUB
Concelhos

Vila Velha de Ródão instala rede de sensores para monitorização da água do Tejo

23/04/2018 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Câmara de Vila Velha de Ródão está a instalar uma rede de sensores para monitorização da qualidade da água no rio Tejo, projeto que ficará concluído até ao final de maio, foi hoje anunciado.

"O livre acesso aos resultados é o aspeto mais relevante deste projeto. Este trabalho é um contributo muito positivo para a monitorização da qualidade da água do rio Tejo, fruto das preocupações com as questões ambientais que o município detém e que têm sido profusamente debatidas", refere em comunicado o presidente da Câmara de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira.

O projeto consiste na instalação de uma rede de sensores para a monitorização remota e contínua da qualidade da água do rio Tejo, localizadas na zona da barragem de Cedilho, perto do cais de Vila Velha de Ródão e junto à barragem do Fratel.

A rede de sensores é constituída por três sondas, cada uma inclui cinco sensores físico-químicos relacionados com a qualidade da água, medindo aspetos como a concentração de oxigénio dissolvido, o nível de pH, a condutividade, o potencial de redução e a temperatura.

"O projeto estará concluído até ao final de maio e será possível acompanhar a evolução dos parâmetros de água do rio Tejo através do sítio da internet da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, onde serão disponibilizados gráficos com os valores medidos a cada dez minutos", lê-se na nota.

A primeira sonda foi posta em funcionamento na quinta-feira, estando a implementação da rede a cargo de uma empresa tecnológica de Castelo Branco, em colaboração com o laboratório de análises de águas da Escola Superior Agrária (ESA) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB).

Lusa