Pesquisar notícia
sexta,
26 abr 2024
PUB
Concelhos

Abrantes/TAGUS: Gestão de Alojamento Local vence 2ª edição do Concurso MoovIdeias

19/01/2018 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Conceição Pereira da TAGUS e Catarina Santos, vencedora do concurso

A Tagus – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior, promoveu ontem, na sua sede em Abrantes, a sessão de encerramento da 2ª edição do Concurso de Ideias MoovIdeias.

Na ocasião, o primeiro lugar do concurso foi atribuído à ideia Gestão de Alojamento Local, de Catarina Santos, que recebeu como prémio 40 horas de mentoria.

A ideia 2ª classificada foi o projeto Farmeville, de Ana Alves, que recebeu um livro relacionado com as áreas de gestão, empreendedorismo, viradas para o negócio. Em 3º lugar ficaram as ideias Natureza Animal, de Diana Serrano, e Verde SOS, de António Carvalho. O 2º e 3º classificados receberam como prémio alguns livros de coaching.

“O prémio é efetivamente 40 horas de mentoria. Estas 40 horas vão permitir muito mais aprofundamento e um acompanhamento técnico muito maior”, começou por referir à Antena Livre, Conceição Pereira, técnica coordenadora da TAGUS, que lembrou que o concurso principiou com “14 ideias de negócio” e das 14, 7 foram selecionadas para a última fase do concurso.

A 2ª edição do Concurso de Ideias MoovIdeias teve o seu arranque em meados de junho do ano passado e Conceição Pereira referiu que a concurso estiveram ideias de negócio “muito diversificadas”.  Ideias na área do turismo, do alojamento local, no apoio à terceira idade, no apoio à floresta, quintas pedagógicas, etc.

“Percebemos que existem várias ideias de negócio que se vão candidatar a financiamento. Portanto, já estão num estado de maturação bastante elevado”, fez notar a responsável.

“Os participantes foram sobretudo da área da abrangência da TAGUS, Abrantes, Constância e Sardoal, mas uma vez que quer a Pinhal Maior, quer a ADIRN, são nossos parceiros, alguns dos candidatos que não tiveram disponibilidade para participarem nas ações dos seus territórios, foram bem-vindos ao nosso território", concluiu a técnica coordenadora.

Na cerimónia marcaram presença Maria do Céu Albuquerque, que preside à Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, à Câmara de Abrantes e à TAGUS, Ana Paula Remédios, da CIMT, Sérgio Lorga, da BTEN – Business Consultants, Artur Fernandes da Single Code e Miguel Henriques, ex-presidente da FNABA – Federação Nacional Business Angels.

A 2ª edição do Concurso de Ideias – Moovideias inseriu-se no projeto “Médio Tejo – Vive o Empreendedorismo”, desenvolvido através do Programa Operacional Regional do Centro (Centro 2020), no âmbito do SIAC – Sistema de Apoio a Acções Colectivas e co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Breve descrição de cada projeto participante:

Gestão de Alojamento Local - Trata-se da criação de unidades de alojamento local em imóvel propriedade dos promotores, localizado no Centro Histórico da Cidade de Abrantes, associando os produtos locais seja na utilização nos pequenos almoços e venda e fazendo parcerias com outros comerciantes locais.

Natureza Animal - Criação de uma Pet-Shop e de um Hotel para animais de companhia, com serviço de banhos, tosquias, alojamento, dog-walking, pet-sitting e ajuda na recuperação e reabilitação de animais.

Lar 3ª idade – A empreendedora trabalha há mais de 10 anos com idosos, primeiro em Portugal depois na Suíça. A ideia é abrir um Lar de Idosos com a capacidade máxima para 8 idosos na localidade de São Facundo. Pretende remodelar uma habitação já existente para o efeito.

STF – Criação de um espaço mais jovem na localidade onde vive -  cafetaria/gelataria.

Licor Quinto Império -  Criação de uma gama de licores tradicionais e naturais baseados/inspirados em receitas e sabores do tempo dos Descobrimentos

Verde SOS -  Incentivo ao projeto verde SOS promovendo a limpeza e a manutenção de matas e da pequena e grande propriedade agrícola.

Farmville – ATL onde os mais pequenos podem conhecer e experimentar atividades tradicionais (espaço aventura, artesanato baseado nas reciclagens, laboratório de experiências, horta biológica (posto de compostagem), atividades de época (vinho, queijo e azeitona) e manutenção de animais (contacto com eles).